Agosto Verde Claro 2021 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

RFCC-PI apoia a campanha "Agosto Verde Claro" em combate aos linfomas

O mês de agosto é dedicado a conscientização e combate aos linfomas por meio da campanha "Agosto Verde Claro". Durante todo o mês, diversas organizações sensibilizam a sociedade para essa causa, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), que tem divulgado informações sobre esse tipo de câncer através das suas plataformas digitais. O intuito da campanha é alertar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e o devido tratamento das doenças.

A cor verde claro é de um tom muito usado na cromoterapia, que funciona como agente purificador. Além de se tratar de uma cor cítrica, que exerce também efeito rejuvenescedor, porque atrai e mantém sintonia com a leveza, a alegria e o bom humor.

Sobre os linfomas

São cânceres que se originam no sistema linfático. O surgimento dessa doença acontece quando um linfócito, que é uma célula de defesa do organismo, sofre mutação e se multiplica de forma descontrolada. A consequência disso ocasiona um aumento no tamanho dos gânglios, prejudicando as funções do sistema linfático. Por isso, os principais sintomas do surgimento dos linfomas são os gânglios palpáveis na região das axilas, virilhas e pescoço.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico acontece com a realização de alguns exames, como o físico, exames de sangue e biópsia. Já o tratamento envolve sessões de quimioterapia associada ou não a radioterapia. O que ressalta a importância do diagnóstico e tratamento precoce.