Janeiro Branco 2022 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí abraça campanha Janeiro Branco

Em um esforço nacional para aumentar a atenção à saúde mental da população, o primeiro mês do ano foi designado Janeiro Branco. A campanha serve para alertar sobre as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Com o intuito de reforçar essa corrente de apoio à vida, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) abraça a campanha Janeiro Branco.

No atual período de crise sanitária, a abordagem sobre o assunto se torna ainda mais necessária. Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas Datafolha, divulgada em 2021, registrou o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos indivíduos. De cada 10 pessoas, pelo menos quatro relataram problemas psicológicos como ansiedade ou depressão desde o início da pandemia.

“Somos a Rede Feminina de Combate ao Câncer, instituição que também ajuda a garantir a saúde mental das pessoas assistidas. Devemos ser proativos em prevenir o adoecimento mental e cuidar de todos a nossa volta", afirma Carmen Campelo, presidente da RFCC-PI.

Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco surgiu em 2014, quando profissionais de saúde da área de psicologia de Uberlândia, Minas Gerais, saíram às ruas para debater sobre Saúde Mental, Saúde Emocional, o sentido da vida, a qualidade de vida e a harmonia nas relações humanas.