Câncer Infantojuvenil | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Se diagnosticado precocemente, o câncer infantojuvenil apresenta 80% de chance de cura

Após o tratamento adequado, boa parte das crianças e adolescentes tem uma boa qualidade de vida

No Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes entre 1 a 19 anos. Esse tipo de câncer, corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

Entre os tumores mais frequentes na infância e na adolescência estão as leucemias, que afetam os glóbulos brancos; os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas, que atacam o sistema linfático. Além desses cânceres, existem também os neuroblastomas, um tumor de células do sistema nervoso periférico; o tumor de Wilms, um tipo de tumor renal; os retinoblastomas, que afetam a retina; o tumor germinativo das células que originam os ovários e os testículos; o osteossarcoma, um tumor ósseo; e por último os sarcomas, que são tumores de partes moles.

Somente em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), realizou uma estimativa de 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil. Somente no Piauí, a estimativa para o ano de 2021 é de 130 novos casos, muitos destes diagnosticados tardiamente, impossibilitando a aplicação da medicina curativa efetiva. Já o número de mortes pela doença no ano de 2019, ultrapassou a marca dos 2.500 óbitos, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM).

Diferente dos cânceres que acometem os adultos, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Os tumores nas crianças e adolescentes, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídos de células indiferenciadas. Por isso, geralmente, as pessoas de 1 a 19 anos tem uma melhor resposta aos tratamentos atuais.

Diagnóstico Precoce

É perceptível que nas últimas quatro décadas existe um progresso extremamente significativo no tratamento do câncer na infância e na adolescência. Atualmente, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

A explicação para isso está no fato da criança ou adolescente ainda estar com o organismo mais resistente, e com melhores condições nutricionais. Além disso, no início da detecção do câncer, as células ainda não se multiplicaram tanto, afetando assim menos órgãos.

O tratamento do câncer, ao contrário do que muitos pensam, começa com o diagnóstico correto e precoce da doença. Isto é, no início dos primeiros sintomas. Para isso, também são necessários um laboratório confiável e um estudo de imagens.

Existem três modalidades principais de tratamento do câncer infantojuvenil, são elas: a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. Em qualquer uma dessas vias é realizado um planejamento de acordo com o diagnóstico do tumor e as suas características biológicas.