Diagnóstico Precoce Câncer Infantojuvenil | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Instituto Ronald McDonald em parceria com RFCC-PI amplia conhecimento sobre o câncer infantojuvenil no Piauí

Iniciativa visa capacitar profissionais de Saúde da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde de Teresina por meio do Projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, hoje, as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes são de 64%. Nos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os índices de cura podem chegar a 80%. Com objetivo mudar esse cenário no país, o Instituto Ronald McDonald em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) traz o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, já realizado em mais de 10 estados brasileiros, para a capital do Piauí. Em Teresina, o encontro é destinado aos profissionais da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde e acontece nos dias 29 e 30, de 15h às 18h, de forma online. O momento será conduzido pela Dra. Gildene Alves.

A ação tem como objetivo de contribuir com o aumento da identificação precoce da doença em crianças e adolescentes por meio de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e de enfermagem para que possam desenvolver o olhar especifico para suspeitarem da doença e saberem como encaminhar para o diagnóstico, contribuindo também com a organização da rede de saúde na localidade. Carmen Campelo, presidente da RFCC-PI, destaca que essa é uma grande e importante parceria para a saúde do estado do Piauí.

Carmen reitera que investir constantemente em capacitações de profissionais ligados à área da saúde tem sido o diferencial para aumentar de forma expressiva as chances de cura logo nos primeiros estágios das doenças oncológicas. “Nosso esforço conjunto vai na direção de garantir oportunidades precoces de diagnóstico, tratamento e cura. Temos que avançar na identificação logo no início da doença para que nossos pacientes tenham mais bem-estar, já que nosso movimento é pela vida”, frisa.