Março Lilás 2022 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Março Lilás alerta sobre o diagnóstico e combate ao câncer de colo de útero

Rede Feminina já atendeu 2.500 mulheres e reafirma sua atuação para combater a doença

Anualmente, a campanha Março Lilás visa promover a conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Ações conjuntas, de alerta e incentivo à visita regular ao médico, somam força para impulsionar esta causa preventiva. A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) durante todo o ano reforça a importância da prevenção e, neste mês, reitera seu compromisso junto à sociedade atuando para disseminar informações importantes. Os dados da Instituição apontam que, aproximadamente, 2.500 mulheres com a doença foram atendidas pela RFCC-PI no ano passado.

Em números nacionais, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 devem ser diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no país. Importante relembrar que esta doença — que se desenvolve pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV) — foi uma das causas mais frequentes de morte por câncer em mulheres. Contudo, a partir do rastreamento da doença por meio do exame de Papanicolaou, essa taxa reduziu consideravelmente. Além disso, a vacinação na adolescência é fundamental, sendo responsável por diminuir o aparecimento da doença.

Portanto, é imprescindível que as mulheres, principalmente na faixa etária de 25 a 44 anos, estejam atentas aos sinais e visitem regularmente o médico para acompanhamento. Os estudos mostram, ainda, que dificilmente a doença se manifesta em mulheres abaixo de 20 anos. Carmem Campelo, presidente da RFCC-PI, informa que o exame pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e, quando diagnosticado o câncer no colo uterino, a paciente é encaminhada para o serviço terciário de ginecologia oncológica. “Enquanto Instituição, estamos sempre dedicadas a levar informação segura, credível e de qualidade à população. Alertar, prevenir e auxiliar são estratégias essenciais e fazem parte da nossa rotina”, finaliza.

A RFCC-PI está sempre engajada em promover saúde por meio do acolhimento, cuidado e compartilhamento de informações com a sociedade.