Novembro Azul 2021 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

RFCC-PI realiza palestra sobre câncer de próstata para colaboradores da instituição

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o combate ao câncer de próstata e a promoção à saúde do homem, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) realiza no dia 26 de novembro, às 7h30, no Lar de Maria, a palestra ‘Novembro Azul’ para os seus colaboradores e motoboys (Mensageiros). A rodada de conversa, que contará com a presença de um especialista em saúde masculina, visa alertar os homens que trabalham na instituição sobre os riscos dessa doença.

Diferente do que alguns pensam, a RFCC-PI é uma instituição que ampara de forma geral pacientes com câncer e, dessa forma, também presta auxílio aos homens com câncer de próstata. A exemplo disso, o paciente oncológico Agenor Alves da Costa agradece toda a assistência recebida pela instituição durante o seu tratamento contra esse tipo de câncer.

“Ao descobrir o câncer de próstata, eu fiquei muito triste. Mas desde então estou fazendo tratamento no Hospital São Marcos. Sou grato a toda a equipe de médicos que me acompanham e também a RFCC-PI pelo apoio”, disse o paciente oncológico.

Sobre o câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e ocasiona 28,6% de mortes da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata.

Assim como os demais tipos de câncer, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, todos os homens a partir dos 45 anos, devem ir ao urologista para se informar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula do sistema reprodutor masculino, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.