Projeto Laserterapia | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Laserterapia humaniza tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes assistidos pela RFCC-PI

A técnica terapêutica auxilia na prevenção e cicatrização de ferimentos que surgem durante o tratamento oncológico.

Buscando promover a garantia do direito à saúde e a vida digna de crianças e adolescentes com câncer, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), está realizando o Projeto Laserterapia: iluminando vidas.

A iniciativa consiste na utilização de um laser emissor de luz como técnica terapêutica para prevenir, minimizar e tratar efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Conseguir a cura do câncer não é um processo fácil e exige tempo. Com frequência, a quimioterapia e radioterapia provoca efeitos adversos, como inflamações e ferimentos na boca e em outras partes do corpo do paciente, inclusive em decorrência de longos períodos acamados.

O tratamento com a laserterapia previne e combate esses efeitos, possuindo ação anti-inflamatória e analgésica no local de aplicação, pois a luz emitida pelo laser é absorvida pelas células doentes que respondem à terapia aumentando a circulação sanguínea, e com isso auxilia no processo de cura.

Já foram atendidos cerca de 90 infantojuvenis pelo projeto, totalizando mais de 265 aplicações. A meta é beneficiar 200 pacientes. A terapia é rápida, indolor e segura.

O procedimento colabora para a não interrupção do tratamento oncológico e para o restabelecimento das funções da boca, prejudicadas pela lesão, com consequente melhoria nutricional. Além disso, proporciona a redução da dor e do incômodo nas demais partes do corpo que possuem algum ferimento. Esses benefícios aumentam a qualidade de vida e humanizam a vida dos infantojuvenis.

O projeto desenvolve ações que vão ao encontro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo a garantia do direito à saúde e à vida digna dos pacientes assistidos pela RFCC-PI.

capa da cartilha do projeto

Projeto Laserterapia